sábado, 18 de fevereiro de 2012

Movimento Estudantil pontagrossense - Enfrentando o neoliberalismo - 2012

A primeira tarefa do estudantado da UEPG é exigir que o Reitor abandone um governo que é reacionária, anti-educação, anti-social e sucateador do ensino superior. Primeiro passo. A luta começa aqui e não em Curitiba. Se o Reitor continuar filiado na conjugação DEMO-PSDB está somando força contra a Universidade paranaense como um todo. É raposa cuidando do galinheiro.
A segunda tarefa dos alunos esclarecidos da Universidade - começando na UEPG - é efetuar sondagem de como os candidatos da base de sustentação do governo estão sendo vistos pelos alunos. Num estudantado que endeusa Michel Trenó não se brinca que Marcelo Ranhel e Prato Miró tenham livre trânsito. É sinal de que há uma comunidade despolitizada.
A terceira tarefa é efetuar levantamento sobre ações científicas, resultantes da pesquisa e da posgraduação, realizadas no âmbito da UEPG, estão sendo levadas às comunidades da região, influindo politicamente na qualidade de vida, ou se projetinhos continuam se resumindo a esqueminhas entregues nas pró-reitorias para garantir TIDE. Verifique-se aí a enfase nenhuma que a UEPG dá nas áreas de Ciênci...as Sociais, Humanas. Curso de Medicina (sem conteúdos pedagógicos, sem Antropologia, sem Filosofia, sem Psicologia), Curso de Nutrição, Curso de Fisioterapia. Quando teremos curso de Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia?
 
Quarta tarefa revolucionária - ampliar a representação estudantil na Universidade. Tantos quantos forem os professores em todos os Conselhos Superiores, tantos quantos devem ser os alunos. Nos Colegiados de Curso cada turma deverá ter seus dois representantes, o mesmo procedimento nos departamentos de ensino e nos Setores de Ensino (que deveriam ser extintos porque são inúteis).
Quinta tarefa - pressionar a UEPG para romper com o abstracionismo e com a educação bancária. Política de cotas, questão índigena, cotas de escola pública, formação de professores nas licenciaturas, caminhar na contramão das coordenações tecnicistas dos cursos, trazendo pessoas destes grupos e classes para falarem aos estudantes, utilizando-se de disciplinas como Laboratório de Ensino, Tópicos Especiais, Semanas Acadêmicas.

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